segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROJETO - 5 MINUTOS


Este projeto poderá ser desenvolvido no início da aula para acolher os alunos.

OBJETIVO

Ensinar valores humanos a criança e adolescentes, levando-os a refletir e praticar boas ações


TEMÁTICAS TRABALHADAS

  •  AMOR
  •  RESPEITO
  • TOLERÂNCIA
  • RESPONSABILIDADE

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4 ano “B”

TEMÁTICA 01: AMOR

Apresentação da tarjeta: AMOR
Questionamentos:
  • O que é amor?
  • Como você cuida das coisas que ama?
  • Como você fala com as pessoas que ama?
Exibição do vídeo:  Revise seus conceitos – Reflexão e questionamentos:
  • O que podemos fazer pelo próximo?
  • O que aprendemos com o amor?
TEMÁTICA 02: RESPEITO

Apresentação da tarjeta: RESPEITO

Questionamentos:
  • De que maneira podemos tratar os outros?
  • Como você gostaria de ser tratado?
Dinâmica das qualidades: Apresentar várias tarjetas com qualidades positivas e negativas que manifestam nossas características: CORAJOSO, TÍMIDO, EDUCADO, DESANIMADO, IRRITADO, ENGRAÇADO, ORGANIZADO, LEGAL, AMIGO, FOLGADO, ETC. A medida que cada tarjeta vai sendo apresentada, o professor pode ir refletindo a relevância de cada uma, reforçando as qualidades positivas e inibindo as que dificultam o crescimento do indivíduo no grupo.

Exibição do vídeo: amigos diferentes – reflexão e questionamento

TEMÁTICA 03 – TOLERÂNCIA

Apresentação da tarjeta: TOLERÂNCIA
Questionamentos: Você sabe o que é ser tolerante? Expor exemplos de tolerância.

Exibição do vídeo: O lenhador e a raposa
Reflexão: Podemos evitar uma tragédia se formos tolerantes.

TEMÁTICA 04: RESPONSABILIDADE

Questionamentos:
  • O que é responsabilidade?
  • Qual a nossa responsabilidade como professor, estudante, filho, etc.
Exibição do vídeo: Um mundo melhor – reflexão – Como podemos fazer para construir um mundo melhor?

·         Construir um painel em coletivo apresentando valores necessários para construirmos um mundo melhor.
Sugestão de atividades:
Livro: Atividades com Valores, Diane Tillman e Diana Hsu, EDIÇÃO CAROL GILL – SP Brahma Kumaris, 2002