quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MELHOR ESCOLA SPAECE/ SPAECE ALFA/ AMET - 2012




                 
 Quão importante é torna-se a MELHOR ESCOLA...
 
Aqui, encontramos pessoas que farão parte de nossas vidas para sempre. Por esse motivo queremos agradecer a todas as professoras, alunos, pais e funcionários, que efetivamente se preocupam em construírem uma educação de qualidade que é o sonho de toda instituição de ensino.
 
Parabéns Escola Maria Alexandrino Nogueira Marques, pelo destaque nas avaliações externas (AMET, SPAECE e SPAECE ALFA), com maior número de turmas no nível desejável e adequado.

Parabéns pelo esforço de formarem cidadãos críticos, autênticos, perseverantes, solidários e felizes. 


Agradecimentos  honrosos
 do núcleo gestor a todos que fazem parte desta instituição.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SEMANA DAS CRIANÇAS








Você sabia que em alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil? Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem! 

No mundo há aproximadamente 2 bilhões de crianças! Muitas, não??? E será que todas vivem de forma igual a você? Pode ter certeza que não! Assim como você cresce e se desenvolve em uma sociedade com uma cultura específica, há crianças que se desenvolvem em diversas outras culturas, com costumes e rotina diferentes da sua. Além disso, o clima e os recursos naturais entre outros fatores também são determinantes do estilo de vida em cada país.
Existe também o Dia Universal da Criança que é comemorado em muitos países em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças
Conheça um pouco mais sobre seus direitos, garotada...
1) Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2) Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
3) Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4) Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
5) Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
6) Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7) Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8) Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
9) Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
10) Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.


Já que a comemoração do Dia das Crianças ocorre somente uma vez por ano (que pena!!!), você deve aproveitar cada minuto e nós vamos contribuir com algumas dicas de brincadeiras...

1.    Que tal montar um brinquedo com materiais reciclados para dar de presente para seu amigo? Com certeza ele ficará muito feliz e você estará ajudando o planeta a ficar mais limpo, sem acúmulo de lixo, aproveitando esses materiais de forma útil e criativa. 
2.    Você pode fazer uma competição com seus colegas, alternando entre quatro brincadeiras divertidas: “corrida de saco”, “estátua”, “amarelinha” e “queimada”.
3.    Organize um piquenique com sua turma! Como é a semana das crianças, vocês têm direito de pedir para a mamãe fazer comidas bem gostosos...
4.    Se você e seus amigos gostam de dramatização, podem apresentar uma peça teatral com uma história que vocês inventarem, com roupas antigas que tenham em casa e montando um cenário com material reciclado. Já pensou que legal?!?!?
5.    Conhecer novas histórias e aventuras é sempre muito divertido e você e seus amigos podem fazer uma maratona de leitura: cada um escolhe um livro, lê em silêncio e combinam uma hora para se encontrar e cada um contar para o grupo a história que leu. Para ficar mais divertido, vocês podem, também, mesclar a fala com mímicas, para o grupo adivinhar.
6.    Neste dia, pegue tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera e tudo o mais que pode ajudar a expressar sua criatividade e, em conjunto com seus amigos, faça desenhos que representem crianças de diversas partes do mundo. Como você acha que são as crianças que moram distantes e que você nunca viu? Desenhe como imaginar!
Divirta-se criaçada!!! 
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-das-criancas.html